segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Acupuntura no bebê sentado

A acupuntura também pode auxiliar na versão do bebê sentado para a posição cefálica para facilitar o parto normal. Sabemos que o bebê pélvico apresenta muita dificuldade no seu nascimento, sendo frequente a indicação de cesárea pelo risco do parto.

Um estudo foi realizado no Hospital de Jiangxi, na China, no período de abril de 1995 a agosto de 1996, com o objetivo de verificar a eficácia da moxabustão na versão fetal.

A moxabustão foi realizada no ponto B67 em 130 mulheres primigestas com 33 semanas de gestação.

As sessões foram realizadas por 30 minutos, uma a duas vezes por dia, de 1 a 2 semanas de duração.

As pacientes que fizeram a moxabustão no ponto B67 obtiveram uma eficácia (versão de pélvico para cefálico) em 75% vs 47% em relação às pacientes que não fizeram o procedimento.

Não foi observado nenhum tipo de complicação fetal ou materna nas mulheres tratadas com a moxabustão. Nenhum bebê teve apgar menor que 7 no quinto minuto de vida.

As mulheres que fizeram a moxa 2 vezes por dia tiveram uma maior taxa de versão fetal em relação aquelas que fizeram apenas 1 sessão diária.

O autor concluiu que a moxabustão pode ser útil na ajuda da versão fetal de pélvico para cefálico principalmente pelo aumento da movimentação fetal.


fonte: http://www.agulhasdafertilidade.com/#!artigos/vstc3=artigo-13


Um comentário:

  1. Boa noite!
    Gostaria de saber se no caso do feto já estar na posição cefálica, seva ativação fo ponto b67 pode auxiliar no início do trabalho de parto! Em qual cidade o senhor atende?
    Obrigada!

    ResponderExcluir