segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Acupuntura no bebê sentado

A acupuntura também pode auxiliar na versão do bebê sentado para a posição cefálica para facilitar o parto normal. Sabemos que o bebê pélvico apresenta muita dificuldade no seu nascimento, sendo frequente a indicação de cesárea pelo risco do parto.

Um estudo foi realizado no Hospital de Jiangxi, na China, no período de abril de 1995 a agosto de 1996, com o objetivo de verificar a eficácia da moxabustão na versão fetal.

A moxabustão foi realizada no ponto B67 em 130 mulheres primigestas com 33 semanas de gestação.

As sessões foram realizadas por 30 minutos, uma a duas vezes por dia, de 1 a 2 semanas de duração.

As pacientes que fizeram a moxabustão no ponto B67 obtiveram uma eficácia (versão de pélvico para cefálico) em 75% vs 47% em relação às pacientes que não fizeram o procedimento.

Não foi observado nenhum tipo de complicação fetal ou materna nas mulheres tratadas com a moxabustão. Nenhum bebê teve apgar menor que 7 no quinto minuto de vida.

As mulheres que fizeram a moxa 2 vezes por dia tiveram uma maior taxa de versão fetal em relação aquelas que fizeram apenas 1 sessão diária.

O autor concluiu que a moxabustão pode ser útil na ajuda da versão fetal de pélvico para cefálico principalmente pelo aumento da movimentação fetal.


fonte: http://www.agulhasdafertilidade.com/#!artigos/vstc3=artigo-13


Nenhum comentário:

Postar um comentário