domingo, 30 de outubro de 2011

Gravidez ectopica

Hoje fui no Hospital Sao Luiz do Itaim auxiliar uma cirurgia de gravidez ectopica (gravidez fora do utero) por video laparoscopia. Fazer cirurgias eh a minha paixao, esta em particular foi bastante interessante pois a gravidez ectopica estava no ovario.

A gravidez ectopica eh uma doença pouco comum que acomete cerca de 1 a 3% de todas as gestantes. Os principais fatores de risco sao: antecedente de doença inflamatoria pelvica (MIPA, tambem conhecida como inflamaçao nas trompas), gravidez apos falha de DIU, antecedente de cirurgia nas trompas, antecedente de gravidez ectopica, gravidez pos reproduçao assistida.

O diagnostico da gravidez ectopia se faz atraves dos sintomas clinicos de sangramento vaginal (50 - 80%), atraso menstrual (75 - 95%), dor abdominal (95 - 100%). A dosagem de bHCG e a realizaçao do ultrassom confirma o diagnostico.

O tratamento da gravidez ectopica pode ser clinico, somente com acompanhamento do ultrassom seriado. Outra opçao eh o uso do metotrexato, um tipo de quimioterapico que auxilia na regressao da massa ectopica. Porem o tratamento mais utilizado e definitivo eh a video laparoscopia com salpingectomia (retirada da trompa).

Meu projeto de pesquisa no HCFMUSP, nivel mestrado, sera a investigaçao de marcadores do sangue na prediçao da invasao da gravidez ectopica nas trompas.

abs

Um comentário:

  1. Bacana o seu interesse por este assunto.
    Acredito que sejas um grande médico.
    Eu só descobri quando já estava com hemorragia interna e correndo risco de vida. Se tivesse um diagnóstico mais breve, imagino que poderia ter sofrido menos.
    Cada vez que vejo algum médico interessado, disposto e atencioso, fico feliz. Não desejo a ninguém o que passei.
    Boa sorte no seu projeto de pesquisa.
    Vou lero restante do blog. Gostei muito.
    Abraço.

    ResponderExcluir