Constantemente sou perguntado no consultório se todos os acupunturistas podem tratar a infertilidade de modo semelhante. Ou seja, fazer acupuntura com qualquer profissional para aumentar a fertilidade é sempre tudo igual?
Conheço muitos acupunturistas amigos que atendem algumas pacientes com diagnóstico de infertilidade e que desenvolveram, ao longo dos anos, uma experiência com a medicina chinesa nestes casos.
Porém, de modo geral, vejo que a maioria dos acupunturistas, principalmente aqueles sem familiaridade com a área ginecológica, não sabe diferenciar nem mesmo a inseminação uterina da fertilização in vitro.
No Brasil, infelizmente, existem acupunturistas sem a formação em medicina, como acupunturistas advogados, engenheiros e até veterinários fazendo a acupuntura em pessoas. Outros que cursaram uma especialização de final de semana (curso técnico), sem nem ao menos ter cursado uma faculdade.
O tratamento da infertilidade pela medicina convencional é um tratamento muito específico que, mesmo os ginecologistas gerais, desconhecem todo o procedimento.
Não é comum receber pacientes que já estavam sendo acompanhadas por colegas acupunturistas há muito tempo, fazendo sessões de acupuntura para melhorar a fertilidade, porém se nem ao menos fazer os exames básicos de investigação da infertilidade.
A acupuntura, segundo os trabalhos científicos, pode aumentar a chance de engravidar em até 15 a 20% quando associada aos ciclos de FIV. Mas ela deve ser realizada de modo racional e científico, para que a paciente não perca o seu tempo, já que a nossa fertilidade tem um tempo para acabar.
De modo geral, sempre que recebo uma paciente no consultório para o início do tratamento com a acupuntura, sugiro que acompanhe também em alguma clínica de reprodução humana.
Ao associarmos a medicina chinesa com as técnicas de reprodução assistida conseguimos os melhores resultados.
Mas então, acupuntura para infertilidade é igual em qualquer lugar? A resposta é não, porque a infertilidade é uma doença cujo tratamento é muito específico e requer muita experiência do acupunturista.
Seria como fazer uma cirurgia de retirada de um tumor do abdomen com um médico clínico geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário